Estou nas estradas de um Brasil que dá orgulho a todos nós, iniciando uma jornada pelo Centro-Oeste, a maior região produtora de grãos do país, que abrange Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. Aceitei esse convite da Syngenta para conduzir a websérie “De Produtor para Produtor” e estou muito impactada com as histórias que estou colhendo no coração do Brasil, onde a força do agro é impulsionada com muita paixão.

Luisa Nogueira em campo de soja na Fazenda Esperança, em Santa Fé-GO.

No primeiro episódio dessa websérie, que conta com quatro capítulos, nossa atenção está voltada para o Vale do Araguaia, que fica no estado de Goiás, onde mergulhamos no tema central da sustentabilidade. Nossa jornada nos levou à propriedade Esperança do casal Neuda e Divino Rosa. O produtor revelou que a decisão de ir para o Vale do Araguaia foi motivada após convite da Syngenta em participar do programa Reverte que apoia os produtores na recuperação do solo, transformando áreas de pastagens degradadas em terras produtivas. Ao todo 4 mil hectares foram revitalizados, graças ao esforço e participação deles no programa que conta com a parceria do Itaú BBA, instituição financeira responsável por liberar recursos para a recuperação dessas áreas.

Da esquerda para direita: Jonas Oliveira, Gerente de Sustentabilidade da Syngenta, Divino Rosa, produtor rural, e Rafael Sgrabi, Gerente de Relacionamento Itaú BBA.

O Brasil tem a oportunidade de dobrar a produção de alimentos respeitando e contando com o meio ambiente. O que significa trabalhar na terra sem derrubar florestas. Isso porque a gente tem muita área disponível. Adotando um manejo sustentável com cobertura de solo, rotação de cultura e plantio direto, os resultados são visíveis. As lavouras de Divino e Neuda já atingiram produtividades inimagináveis, chegando até 100 sacos por hectare.

Divino Rosa, produtor rural, e a esposa Neuda Rosa, que administra as fazendas.

Ao observar a parceria entre Divino e Neuda, fica claro que ninguém constrói algo grandioso sozinho. A jornada deles começou quando, ainda jovem, Divino  adquiriu uma área arrendada de 32 hectares com o apoio do tio em Itaberaí-GO. Plantando arroz e enfrentando desafios, a história se entrelaça com a decisão de Neuda, uma professora de Matemática apaixonada pelo magistério, de deixar sua profissão para apoiar o marido no agronegócio. Crescendo e sempre dando um passo de cada vez, superando obstáculos e celebrando conquistas, os dois mantêm a fé em Deus em primeiro lugar.  Atualmente, o casal gerencia mais de 15 mil hectares de lavouras e conta com uma equipe de mais de 150 colaboradores, todos orgulhosos de fazerem parte do time.

Com três filhos, já estão direcionando seus esforços para ver a próxima geração seguir os passos dos pais. Para eles, a sustentabilidade é o futuro das novas gerações. Com foco na expansão do negócio, querem aumentar a parceria com o programa Reverte para investirem ainda mais na recuperação de pastagens e continuar realizando o sonho de produzir alimentos para o mundo.

Para mim foi inspirador conhecer a história do Divino e da Neuda, verdadeiros guerreiros, e mostrar como o compromisso com a sustentabilidade e a parceria sólida podem transformar não apenas uma propriedade, mas também o futuro do agronegócio brasileiro.

A websérie “De Produtor para Produtor” chega ao terceiro ano se reinventando. Inicialmente o projeto adotou o formato de live e promoveu debates importantíssimos sobre o cenário da produção de soja no país. Em sua 4ª edição, transformamos nossa abordagem e decidimos ir a campo entender melhor a realidade de produtores incríveis, como a do Divino e da Neuda.

Divino Rosa e Neuda Rosa com o reconhecimento pela participação do 1˚ Episódio da websérie “De Produtor para Produtor”.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos juntos um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!